sábado, 16 de junho de 2007

Aluno agride à facada professor universitário



Será que ainda nos surpreendemos?


«O director da Escola de Direito da Universidade do Minho (UM), Luís Manuel Gonçalves, foi ontem assistido no Hospital S. Marcos após ter sido agredido, no seu gabinete, no Campus de Gualtar, Braga, por um aluno que o atacou com uma faca de cozinha. O docente, que já teve alta hospitalar, sofreu vários golpes sem gravidade no rosto, toráx e num dos braços. (...)


Pouco passava das 12 horas quando o agressor, natural de Barcelos, esperou pela saída dos funcionários, docentes e não-docentes, para se abeirar do professor a quem reclama, desde há
um ano, segundo apurou o JN, um "estatuto especial de estudante" devido ao seu problema de gaguez. (...)



Após ter sido recebido pelo director da Escola de Direito, no seu gabinete, o aluno puxou da faca e esfaqueou o professor em várias partes do corpo. (...)


Este acto - alegada tentativa de homicídio - podia ter tido um final mais dramático, pois o JN apurou ainda que a faca de cozinha utilizada pelo estudante partiu-se durante agressão, e também porque a funcionária que pediu ajuda se meteu no meio do professor e do aluno na tentativa de afastar o agressor. (...)


Após o incidente, a vítima deslocou-se, pelos seus próprios meios, ao Hospital S. Marcos, em Braga, com a cara e roupa ensanguentadas, onde recebeu tratamento, enquanto o agressor foi detido, sem qualquer acto de resistência, por elementos da GNR chamados ao local. (...)»

4 Comentários:

Blogger José Carrancudo disse...

Arrogância do professor, e frustração do aluno.

O País está em crise educativa generalizada, resultado das políticas governamentais dos últimos 20 anos, que empreenderam experiências pedagógicas malparadas na nossa Escola. Com efeito, 80% dos nossos alunos abandonam a Escola ou recebem notas negativas nos Exames Nacionais de Português e Matemática. Disto, os culpados são os educadores oficiosos que promoveram políticas educativas desastrosas, e não os alunos e professores. Os problemas da Educação não se prendem com os conteúdos programáticos ou com o desempenho dos professores, mas sim com as bases metódicas cientificamente inválidas.

Ora, devemos olhar para o nosso Ensino na sua íntegra, e não apenas para assuntos pontuais, para podermos perceber o que se passa. Os problemas começam logo no ensino primário, e é por ai que devemos começar a reconstruir a nossa Escola. Recomendamos vivamente a nossa análise, que identifica as principais razões da crise educativa e indica o caminho de saída. Em poucas palavras, é necessário fazer duas coisas: repor o método fonético no ensino de leitura e repor os exercícios de desenvolvimento da memória nos currículos de todas as disciplinas escolares. Resolvidos os problemas metódicos, muitos dos outros, com o tempo, desaparecerão. No seu estado corrente, o Ensino apenas reproduz a Ignorância, numa escala alargada.

Devemos todos exigir uma acção urgente e empenhada do Governo, para salvar o pouco que ainda pode ser salvo, as nossas melhores universidades.

20 de junho de 2007 às 18:47  
Blogger M.Rosado disse...

Caro José,

Muito obrigada pelo seu comentário. Levanta, à partida, questões bastante pertinentes. Lerei com atenção a vossa análise e retribuirei, pelo menos, com o respectivo comentário em breve.

Atentamente,

M.Rosado

22 de junho de 2007 às 01:06  
Blogger A Professorinha disse...

No outro dia um aluno meu olhou para mim de uma forma que pareci que me queria bater. Não me descosi (tive medo) e não desisti da minha posição de professora e, como tal, superior a ele hierarquicamente. Teve que obedecer à minha ordem directa. Infelizmente não creio que as coisas vão continuar assim durante muito mais tempo...

22 de junho de 2007 às 22:27  
Blogger M.Rosado disse...

Peço desculpa, Professorinha. Não é hábito meu deixar os participantes deste blogue sem resposta. Agora que estou de volta, estarei mais atenta. Obrigada pelo seu comentário.

29 de agosto de 2007 às 17:05  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Add to Technorati Favorites